Início > Foco > A ADSE É NOSSA, NÃO É DO GOVERNO!
30 DE JANEIRO DE 2014

A ADSE É NOSSA, NÃO É DO GOVERNO!

Já o anterior Governo a pretendeu extinguir e já nessas circunstâncias a Pró-Ordem a isso se opôs, nomeadamente com comunicados sistemáticos enviados para a comunicação social.

A sanha persecutória sobre os professores e os funcionários públicos em geral tem sido tão  grande que já nem a ADSE - ciada pelo Governo de Salazar - escapa!

Já o anterior Governo a pretendeu extinguir e já nessas circunstâncias a Pró-Ordem a isso se opôs, nomeadamente com comunicados sistemáticos enviados para a comunicação social.

A ADSE-Assistência na Doença aos Servidores do Estado, ao longo dos tempos foi sendo do agrado da generalidade dos funcionários da Administração Pública, pois ela tem uma raiz Mutualista, um pendor Solidário e funda-se na Liberdade de Escolha dos prestadores dos cuidados de saúde.

Num certo sentido é análoga aos seguros privados de saúde, mas apresenta mais vantagens.

O que é grave é que o Governo, na sequência do "chumbo" do Regime da Convergência das Pensões, por parte do Tribunal Constitucional, se "vingue" na ADSE, impondo o aumento das contribuições por parte dos trabalhadores.

Já a partir de Março os funcionários e os pensionistas passam a descontar 3,5% e no próximo ano os descontos poderão aumentar para 3,75%!!!

Como atualmente (de acordo com a UTAD-Unidade Técnica de Apoio Orçamental da AR) a ADSE já se paga a si própria, estas receitas irão criar um excedente que aproveitará ao Orçamento de Estado, mas não aos funcionário.