Início > Foco > Reunião com o Secretário de Estado do Ensino Superior
28 DE NOVEMBRO DE 2013

Reunião com o Secretário de Estado do Ensino Superior

Uma delegação do SPES – Sindicato dos Professores do Ensino Superior, chefiada pelo seu Presidente, Prof. Doutor Manuel Pais Clemente, reuniu no dia 26, no Palácio das Laranjeiras, com o Secretário de Estado do Ensino Superior, Prof. Doutor José Ferreira Gomes. Esta reunião realizou-se ao final da tarde, em virtude de o Secretário de Estado ter participado na reunião com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas que decorreu, durante a tarde, na residência oficial do 1º Ministro.

Nesta reunião foram abordados, v. g., as seguintes questões:

- A necessidade da existência de um Estatuto de Carreira Docente do Ensino Superior Privado e Cooperativo.

- A atual situação de redução do financiamento aos estabelecimentos de ensino superior.

- A ausência de incentivos à investigação científica.

- O abandono escolar, nos Politécnicos e Universidades, devido às dificuldades sócio-económicas das famílias dos estudantes.

- A necessidade de se fomentar o cumprimento da escolaridade obrigatória de 12 anos de modo a que ingresse um maior número de jovens no ensino superior e assim se qualifique a população e contribua para o desenvolvimento tecnológico, científico e sócio-económico do País.

- A necessidade de constituição de órgãos regionais de coordenação da rede e da oferta educativa dos cursos superiores e respetivos âmbito, composição e competências.