Início > Foco > A Pró-Ordem reuniu hoje com a Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República
28 DE MAIO DE 2013

Caso não retire os suas propostas mais gravosas, o Governo será responsável pelo clima de instabilidade e de conflitualidade laboral que se possa instalar nas escolas.

Expusemos aos Senhores Deputados de todos os Grupos Parlamentares as dificuldades com que, atualmente, as Escolas e os Professores se debatem fruto de toda uma série de medidas de política educativa que têm vindo a ser tomadas e que elencámos.

Chamámos especialmente a atenção dos Senhores Deputados presentes sobre as consequências nefastas para a qualidade de ensino e para os professores da Mobilidade Especial/Requalificação/Despedimento, bem como sobre o proposto aumento de horário para 40 horas. Denunciámos a fraca vontade negocial por parte do atual MEC que pretende revogar matérias com as quais anteriormente se havia comprometido com a Pró-Ordem e com outras associações sindicais.

A Pró-Ordem sublinhou as graves e flagrantes ilegalidades e inconstitucionalidades dos projetos do Governo.

Uma vez que o Senhor Ministro da Educação e Ciência irá brevemente ser ouvido nesta Comissão Parlamentar, tentámos sensibilizar os Senhores Deputados, muito especialmente os membros dos dois Grupos Parlamentares da atual maioria, para a necessidade de o Governo retirar a suas propostas mais gravosas e demonstrar verdadeira vontade negocial, sob pena de ser responsável pelo clima de instabilidade e de conflitualidade laboral que se possa instalar nas escolas.

Lisboa, 28 de maio de 2013

O Presidente da Direção