Início > Foco > Resposta a algumas cartas de professores
12 DE ABRIL DE 2013

Resposta a algumas cartas de professores

Por razões de privacidade não publicamos as cartas recebidas mas apenas a resposta a uma delas.

Temos recebido muitas cartas individuais de Colegas que dizem não ser sócios da Pró-Ordem nem de nenhuma associação sindical mas que estão já a sentir pessoalmente os efeitos mais gravosos de algumas medidas do MEC. Pedem-nos justamente para defendermos os seus direitos (adquiridos). Na dificuldade de respondermos a todos individualmente deixamos aqui uma resposta tipo:

Ex.ma Colega

Acusamos e agradecemos esta sua carta, aliás temos recebido muitas outras idênticas.

A Pró-Ordem, em tempo próprio, reivindicou os interesses da EVT e dos seus docentes, junto do MEC e na Comissão de Educação da A. R..

O facto de, há uns anos a esta parte, alguns professores terem adotado o discurso anti-sindical propagandeado, v. g. por vários blogues independentes e se terem retirado das suas associações sindicais;

O facto de muitos professores terem ido atrás do discurso simpático do, então, candidato Nuno Crato e do respetivo movimento político, tem dificultado a acção reivindicativa da Pró-Ordem e do movimento sindical docente.

Conforme se pode ler em anteriores comunicados da Pró-Ordem (que a comunicação social sistematicamente omite) estamos perante o ataque mais devastador contra a escola e os professores, nos últimos 40 anos!

Colega,

Só com o reforço das associações sindicais e numa perspetiva de conjunto poderemos tentar minorar o retrocesso sócio-educativo em curso e defender os direitos sócio-profissionais de todos os grupos de docência.

Saudações associativas

O Presidente da Direção